Alimentos da época e o impacto sobre as sua vendas

A disponibilidade de produtos como frutas e vegetais aumentou ao longo dos anos, devido a captação de alimentos de diversas regiões do Brasil e importação de alimentos internacionais, para suprir a demanda do consumidor.

Mas pouco se sabe sobre o impacto deste acesso facilitado a frutas e vegetais diversos durante o ano inteiro.  Não é difícil reparar que alguns tipos de vegetais estão presentes na feira todos os meses, e outros são mais vistos em épocas específicas. Pode-se notar também, que os preços desses alimentos variam de acordo com o aumento ou diminuição de sua demanda.  Mas você sabe o que isso significa?

Embora frutas e vegetais estejam disponíveis ao longo do ano, estes alimentos possuem  um período específico de colheita, o que chamamos de sazonalidade. E isso  implica  diretamente em sua qualidade nutricional,  devido à maior disponibilidade de vitaminas e minerais, tornando-o mais nutritivo. Alimentos sazonais são produzidos em bases mais sustentáveis devido a redução do uso de agrotóxicos durante o plantio e cultivo, e assim diminuindo o impacto no meio ambiente, além de apresentar um menor custo no momento da aquisição.

Uma estratégia interessante a ser adotada, é planejar as suas compras, desenvolver novos produtos e aprimorar os já existentes, de acordo  com as frutas e verduras da época.

Confira algumas das opções na tabela abaixo:

 

frutas

hortalicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra estratégia que pode ser usada por quem produz alimentos, para aumentar suas vendas e inovar seus produtos, é a utilização de alimentos regionais como ingredientes.

Toda pessoa possui uma memória afetiva em sua história e cultura alimentar, bem como a região na qual está inserida. E se os produtos que você comercializa pudessem proporcionar o resgate dessa memória?

Ao utilizar alimentos da época e conhecer os  hábitos alimentares de seus clientes, além de contribuir na sustentabilidade e valorização da cultura alimentar local,  pode lhe proporcionar inúmeras vantagens, entre elas:

 

  • Otimizar os custos durante a aquisição de alimentos e consequentemente afetará positivamente no preço final de seu produto;
  • Manter um contato direto com os fornecedores locais, facilitando a distribuição quanto ao prazo de entrega e custo final.
  • Obtenção de  frutas e vegetais mais frescos,  nutritivos  e saborosos melhorando a qualidade do seu produto.
  • Benefícios à saúde do consumidor;
  • Resgate dos hábitos alimentares culturais, remetendo-os ao seu produto e com isso, fidelizando seus clientes.
  • Oportunidade de inovar seus produtos através da variedade de sabores;
  • Expandir seu público;
  • Contribuir para a sustentabilidade ecológica

 

Portanto, lembre-se que sempre há uma maneira de inovar e se sobressair no mercado – que por sua vez tem sido cada vez mais competitivo – através de práticas mais saudáveis. Procure estar atento às oportunidades, estas geralmente estão  mais próximas e mais acessíveis do que você imagina!

 

Referências Bibliográficas

PRASS, Simone Biacchi (Comp.). Sazonalidade (época) das frutas e hortaliças. Disponível em: <http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=233>. Acesso em: 13 set. 2016.

 

Deixe uma resposta