A disponibilidade de produtos como frutas e vegetais aumentou ao longo dos anos, devido a captação de alimentos de diversas regiões do Brasil e importação de alimentos internacionais, para suprir a demanda do consumidor.
Mas pouco se sabe sobre o impacto deste acesso facilitado a frutas e vegetais diversos durante o ano inteiro. Não é difícil reparar que alguns tipos de vegetais estão presentes na feira todos os meses, e outros são mais vistos em épocas específicas. Pode-se notar também, que os preços desses alimentos variam de acordo com o aumento ou diminuição de sua demanda. Mas você sabe o que isso significa?
Embora frutas e vegetais estejam disponíveis ao longo do ano, estes alimentos possuem um período específico de colheita, o que chamamos de sazonalidade. E isso implica diretamente em sua qualidade nutricional, devido à maior disponibilidade de vitaminas e minerais, tornando-o mais nutritivo. Alimentos sazonais são produzidos em bases mais sustentáveis devido a redução do uso de agrotóxicos durante o plantio e cultivo, e assim diminuindo o impacto no meio ambiente, além de apresentar um menor custo no momento da aquisição.
Uma estratégia interessante a ser adotada, é planejar as suas compras, desenvolver novos produtos e aprimorar os já existentes, de acordo com as frutas e verduras da época.
Confira algumas das opções na tabela abaixo:
Outra estratégia que pode ser usada por quem produz alimentos, para aumentar suas vendas e inovar seus produtos, é a utilização de alimentos regionais como ingredientes.
Toda pessoa possui uma memória afetiva em sua história e cultura alimentar, bem como a região na qual está inserida. E se os produtos que você comercializa pudessem proporcionar o resgate dessa memória?
Ao utilizar alimentos da época e conhecer os hábitos alimentares de seus clientes, além de contribuir na sustentabilidade e valorização da cultura alimentar local, pode lhe proporcionar inúmeras vantagens, entre elas:
- Otimizar os custos durante a aquisição de alimentos e consequentemente afetará positivamente no preço final de seu produto;
- Manter um contato direto com os fornecedores locais, facilitando a distribuição quanto ao prazo de entrega e custo final.
- Obtenção de frutas e vegetais mais frescos, nutritivos e saborosos melhorando a qualidade do seu produto.
- Benefícios à saúde do consumidor;
- Resgate dos hábitos alimentares culturais, remetendo-os ao seu produto e com isso, fidelizando seus clientes.
- Oportunidade de inovar seus produtos através da variedade de sabores;
- Expandir seu público;
- Contribuir para a sustentabilidade ecológica
Portanto, lembre-se que sempre há uma maneira de inovar e se sobressair no mercado – que por sua vez tem sido cada vez mais competitivo – através de práticas mais saudáveis. Procure estar atento às oportunidades, estas geralmente estão mais próximas e mais acessíveis do que você imagina!
Referências Bibliográficas
PRASS, Simone Biacchi (Comp.). Sazonalidade (época) das frutas e hortaliças. Disponível em: <http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=233>. Acesso em: 13 set. 2016.