You are currently viewing Páscoa Saudável

Páscoa Saudável

Páscoa é uma data comemorativa e com muitas surpresas, principalmente quando a questão é chocolate, um doce delicioso e irresistível! O chocolate foi adotado em nossa cultura desde muito tempo atrás e ainda está presente, não apenas na páscoa, mas também no dia a dia de vários brasileiros. A nutricionista Adriana Budelon nos diz um pouco sobre esse alimento, sua composição e os benefícios que o chocolate pode nos trazer!


Páscoa Saudável

A Páscoa tem diversos significados. O significado no Antigo Testamento é o de celebrar a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito; é a Páscoa Judaica. No Novo Testamento, Páscoa significa Ressurreição (renascimento) de Jesus. Antigamente a Páscoa  era comemorada  como uma festa pagã para celebrar a chegada da primavera. No antigo Egito e na Pérsia, era tradição dar ovos de presente pintados com as cores da primavera. Com o passar do tempo, os Cristãos começaram a usar o ovo como símbolo do nascimento, da vida que retorna. Daí a tradição dos ovos de Páscoa, mas ainda não eram de chocolate. Quem trouxe a cultura do chocolate foram os Astecas e os Maias.  Somente no Século XIII os franceses criaram os ovos de chocolate que viraram símbolo da Páscoa até hoje.

Convém fazer uma breve introdução sobre o cacau.  OTheobroma cacao é a árvore que dá origem ao cacau. Ela é originária da América do Sul (Amazônia) e da América Central  (México).  Do cacau se faz o chocolate.

 Mas afinal chocolate faz mal? É proibido para quem está de dieta?

Na verdade depende. O consumo de chocolates com alto teor de cacau é benéfico para a saúde. Seu consumo está associado como protetor cardiovascular e redutor de colesterol LDL por seu efeito antioxidante. O cacau contém polifenóis; é rico em flavonóides principalmente as catequinas; está associado ao aumento do HDL colesterol, o colesterol “bom”, sendo assim protetor de isquemia miocárdica.

 O chocolate com 70% de cacau, 80% de cacau, 90% de cacau (dark chocolate) é uma ótima opção. No mercado ainda estão disponíveis versões de chocolate com 70% de cacau sem açúcar e sem gordura, pois o chocolate, mesmo a versão meio amargo, contém um pouco de açúcar. Há, também, opções com adição de proteínas, e com hibisco.

A porção da barra de chocolate meio amargo é de 2 a 3 quadrados. Isso significa que dentro da dieta e também na Páscoa essa quantidade é tolerada. No mercado tem opções de ovo de chocolate e ovo de colher contendo chocolate meio amargo e dark chocolate. Para os adultos, existe a possibilidade de canecas em formato de coelhos, coelhos de pelúcia, biscoitos de cacau sem açúcar, geleia 100% frutas, bolo de cacau e chocolate com alta concentração de cacau. Pois não é só de chocolate que se comemora a Páscoa. Hoje existem ovos de brinquedo, ovos de plástico com brinquedo dentro. Para as crianças alérgicas é uma ótima opção.

A todos desejo uma Feliz e abençoada Páscoa.

Fontes:

DILLINGER, T. L. BARRIGA, P. ESCÁRCEGA, S. JIMENEZ, M. SALAZAR, L. D. GRIVETTI, L. E. Food of the gods: cure for humanity? A cultural history of the medicinal and ritual use of chocolate.2000.

Praagman, J. et al. The association between dietary saturated fatty acids and ischemic heart disease depends on the type and source of fatty acid in the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition-Netherlands cohort. Am J Clin Nutr; 103(2):356-65, 2016.

TITTONA, N. F. SCHUMACHERB, A. B. DANI, C. Estudo comparative da quantidade de polifenóis totais e da atividade antioxidante em diferentes chocolates: ao leite, meio amargo, amargo e de soja. Ciência em movimento. v. 2, n. 33, 2014


Adriana Budelon Macedo

Nutricionista CRN 10/4394

Instagram: nutricionistaadrianabudelon

Instagram: adrianabudelondemacedo

Email:demacedoadriana@yahoo.com.br

Blog: Tá na Hora da Papinha por Adriana Budelon de Macedo

Contato: (48)99946-3463

Deixe uma resposta