A redação da semana foi elaborada pela nutricionista Débora Hemkemeier com a seguinte temática: A alimentação da gestante influencia a saúde do bebê? Uma alimentação adequada e saudável é imprescindível durante a gestação e afeta – e muito- o bom desenvolvimento do bebê.
___________________________________________________________________________________________________________________________
A alimentação da gestante influencia a saúde do bebê?
SIM! A saúde e o paladar da criança são influenciados pela alimentação e estilo de vida da Gestante!
Diversos estudos na área da Epigenética apontam para uma relação direta entre a alimentação materna e alterações em características do DNA do feto, tornando-o mais propenso a desenvolver determinadas doenças.
Em 2014, a renomada revista Science trouxe uma série de estudos que demonstram que os fatores ambientais podem provocar alterações nas estruturas celulares do bebê em desenvolvimento, levando consequências para toda a vida.
Um dos principais fatores é a dieta materna. Uma alimentação rica em gorduras ou em açúcares no período intrauterino, aumenta o risco de doenças inflamatórias na criança que está sendo gerada, tornando-a mais propensa ao desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, alergias e intolerâncias.
Também, por mecanismos epigenéticos, essas alterações são transmitidas aos demais descendentes, ou seja, as escolhas alimentares das gestantes, influenciam a saúde de suas próximas gerações.
Portanto, futuros Papais e Mamães, está claro e comprovado cientificamente que, a responsabilidade para com os filhos, vai muito além dos genes e começa desde a formação de sua primeira célula.
Está grávida ou pensando em engravidar? Cuide-se, isso é muito sério!
Referência: Science, 15 Aug 2014. Vol. 345.
___________________________________________________________________________________________________________________________
Débora Hemkemeier
Nutricionista CRN10 5152