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Óleo de coco

Já ouviu falar do óleo de coco? Esse tipo de óleo é bem conhecido e consumido por muitos, porém poucos sabem dos seus efeitos na alimentação. No texto de hoje, a nutricionista Caroline Otoni nos fala um pouco mais sobre a funcionalidade e curiosidades sobre o famoso óleo de coco!


Óleo de coco

Divulgado como um alimento com efeitos sobre o emagrecimento, tratamento do colesterol alto, quadros degenerativos e funções como imunomodulação, o óleo de coco tem sido muito consumido por diversas pessoas.

Vamos entender um pouco mais seus efeitos?

É uma gordura saturada (quanto maior o grau de saturação, mais dura a gordura), mas o óleo de coco apresenta um comportamento diferente. Apesar de ter natureza saturada, apresenta de 70 a 80% da sua composição ácidos graxos de cadeia média (AGCM), o que faz com que ele seja líquido em temperatura ambiente.

Essa composição traz benefícios: É uma fonte rápida de energia!

O TCM é rapidamente absorvido pelo intestino, sendo transportado diretamente para o fígado gerando energia e não sendo estocado em forma de gordura (se consumido com moderação);

É uma boa opção para compor refeições pré treino;

Em relação ao colesterol, estudos demonstram que o consumo eleva o HDL (colesterol bom) mais que os óleos vegetais.

Mas atenção!

Em relação aos seus efeitos para fins de emagrecimento, não há evidências comprovem isso. Levando esse fato em consideração, a ABESO (Associação Brasileira de Obesidade) é contra a utilização terapêutica do óleo de coco para fins de emagrecimento!

Deve ser consumido de forma moderada como toda gordura saturada (máx. 7% do valor calórico da dieta) e mesclado com outros tipos de gordura, mono e poliinsaturadas, ômega 3.


Nutricionista especialista em nutrição clínica.

CRN9/21126.
Mestranda em Nutrição e Saúde Pública – UFMG

Site: https://nutricarolotoni.com.br
Instagram: nutricarolotoni

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