You are currently viewing Alimentação e Estações do Ano

Alimentação e Estações do Ano

Existem vários fatores que podem afetar na nossa alimentação e hoje falaremos de um deles: estação do ano. As estações do ano está diretamente ligada entre a harmonia do ser humano com o seu alimento! Quem veio falar um pouco para a gente sobre esse assunto é a nutricionista Maria Vitoria Falcão.


Tão importante quanto respeitar a sazonalidade dos alimentos é respeitar as estações do ano!

Cada estação do ano tem uma demanda energética e dentro disso, determinados alimentos podem ser bons ou ruins para você.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, acompanhar o ritmo das estações do ano é fundamental para gerar harmonia entre o ser humano e a própria natureza, garantindo mais energia e vitalidade.

E é por isso que alguns alimentos podem se encaixar perfeitamente na sua refeição e te dar ainda mais poder.

Quer saber quais são? Olha só…

VERÃO

É a estação de mais energia, luz e calor.

“Cada pessoa tem em si um Sol, representado pelo coração que produz alegria e irradia calor humano através dos sentimentos.” (Jacira Santos)

Opte por: Alimentos mais refrescantes, que resfriam o organismo e diminuem o calor interno. Eles são responsáveis por melhorar a circulação e também ajudar na diurese.

Quais são? Aipo, alcachofra, alface, algas, acelga, aspargos, beterraba, chicória, espinafre, lichia, maçã, morango, melancia, nabo, pêra, tomate, rúcula, agrião, limão, chá verde, palmito, amêndoas, cereja e camomila.

  • Hortelã, pimenta do reino e gengibre são alimentos que induzem a transpiração – Pode usar na salada ou como tempero.

OUTONO

É o período mais seco do ano e a temperatura já começa a baixar. É hora de começar a preparar o corpo e o sistema imunológico para o inverno.

Opte por: Alimentos ácidos e picantes, pois tendem a estimular intestino, aquecer o corpo e melhorar o fluxo sanguíneo.

Quais são? Abóbora, ameixa, arroz integral, cenoura, agrião, damasco, hortelã, mel, feijão azuki, tangerina, mandioquinha, nuts, peixes, algas e frutos do mar.

  • Abuse de cardamomo, alho, alho poró, cebola e pimenta para temperar sua comida.
  • Se você for uma pessoa mais magrinha ou com distúrbios respiratórios: aumente o consumo de alimentos úmidos e mornos, pois tendem a melhorar a respiração e funcionamento do intestino
  • Se você for mais cheinho: consuma menos alimentos úmidos, pois eles tendem a aumentar a retenção de líquidos ~ evite melancia, melão e pepino.

INVERNO

Época de poupar energias e reservas corporais. O frio chegou e com isso, precisamos manter nosso calor interno.

Opte por: Alimentos mornos e de sabor picante, pois vão melhorar imunidade e aquecer o corpo, aumentando a nossa reserva energética.

Quais são? Pimenta, peixe, frango, azeitona, berinjela, cardamomo, camarão, nirá, gergelim, gengibre, broto de feijão, broto de alfafa, nuts, amendoim, cereja, uva passa, cenoura, abóbora, lentilha, grão de bico, vagem, repolho, quiabo e ovos.

  • Evite ao máximo alimentos crus e gelados para não ter gasto excessivo de energia. Lembre-se que o corpo precisa conservar calor.
  • Uma boa aposta são condimentos que favorecem a circulação: canela, gengibre, pimenta, alho, cravo…

PRIMAVERA

Começa uma época em que a temperatura varia e a umidade chega. A imunidade pode cair, por isso temos que nos proteger.

E também uma fase do ano em que o corpo consegue expelir com mais facilidade tudo que ele não precisa, por isso, é hora de apostar em alimentos com poder DETOX. Abusar de folhas verdes e alimentos laranja e vermelho (orgânicos, se possível).

Opte por: Sabor doce de frutas e vegetais. Eles aumentar a energia e nutrem o fígado, olhos, tendões e articulações.

Quais são? Grãos integrais e leguminosas, arroz integral, amaranto, aveia, feijão azuki, frutas e vegetais crus, algas, folhas levemente cozidas (couve, repolho, brócolis, espinafre e brócolis), cenoura, beterraba, mandioca, inhame, batata doce e gengibre.

  • Usar brotos germinados pode ser uma boa ideia, pois tem relação com renascimento e aumento de vitalidade e energia. Aposte no broto de feijão, alfafa, beterraba…

Chegou o frio, o corpo pede coisas quentes.

E no calor? O corpo só quer refresco…

Devemos seguir a natureza, para que ela possa ser o guia da nossa saúde.

Invista nesses alimentos e bom inverno !


Maria Vitoria Curban Falcão
Nutrição Clínica e Esportiva
CRN: 41452
Instagram: @nutri_vifalcao
Site: www.nutrivifalcao.com.br

Deixe uma resposta