O gengibre é uma planta muito utilizada em todos os cantos desse país e do mundo. Muitos gostam e optam por aderi-la ao seu dia a dia, sendo esse alimento consumido por milhares de brasileiros. A grande pergunta é: quais os benefícios que esse alimento pode nos trazer? A nutricionista Juliana Perin Zanini responde a questão nesse texto sobre o famoso gengibre que consumimos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Benefícios do gengibre
O gengibre é uma das plantas mais antigas e populares do mundo. É uma raiz usada há séculos na medicina asiática e indiana. O gengibre possui propriedades terapêuticas que são resultado da ação de várias substâncias (cafeno, felandreno, zigibereno, zingerona, farnesol, gingerol e o citral):
- Desintoxicante: ajuda no combate a proliferação de vírus e bactérias.
- Anti-inflamatório: utilizado no tratamento de náuseas, vômitos, dores de cabeça e no combate a inflamação na garganta. Atua também na recuperação muscular pós-treino e na prevenção de asma e bronquite.
- Distensão abdominal: o excesso de gases intestinais pode ser amenizado com a inclusão do chá de gengibre.
- Termogênico: seus óleos essenciais ativam a circulação e otimizam o aumento do gasto calórico, A termogênese nada mais é que a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. É regulado pelo sistema nervoso e quando sofre interferências a seu favor como o consumo do gengibre, o emagrecimento é otimizado.
Para se beneficiar das propriedades, o gengibre pode ser utilizado de diversas formas:
- Distensão abdominal: Use uma colher de sobremesa para 300ml de água fervente, faça infusão de 10 a 15 minutos. Bioativos benéficos ligam-se aos gases excretando-os nas fezes, ou seja, muda o estado físico e a eliminação é feita no bolo fecal, sem a eliminação dos inconvenientes gases. Tome 3 doses ao dia.
- Emagrecimento: Suco de gengibre: 2 maçãs, 2 peras, 1 pedaço pequeno de raiz de gengibre e 200ml de água. Liquidificar todos os ingredientes e beber imediatamente. Apesar de todas as propriedades terapêuticas do gengibre, hipertensos devem evitar o seu consumo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Nutricionista Juliana Perin Zanini
CRN 10 1749
Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional
Pós-graduada em Saúde da Família
Pós-graduada em Nutrição Clínica e Metabólica