O chá é uma bebida muito comum e de grande variedade, além de possuir várias informações sobre seu consumo. Será que todas essas informações são verdadeiras? A nutricionista Giorgia Rech nos conta os mitos e as verdades sobre o chá.
Chás: Mitos e Verdades
Dentre as bebidas mais tradicionais do mundo, sem dúvidas, o chá é um dos maiores destaques! Seja verde, branco, de hortelã ou camomila, o seu consumo sempre está associado à boa saúde, bem-estar e emagrecimento saudável.
Com tantas opções e novidades disponibilizadas diariamente, separei alguns mitos e verdades sobre essa bebida tão presente em nosso dia a dia. Confira!
“Tomar chá quente ajuda a emagrecer”
Mito: A temperatura do chá não interfere no gasto de gorduras do metabolismo nem em suas propriedades.
“Não se deve utilizar açúcar no chá”
Verdade: O açúcar não irá influenciar na liberação das substâncias do chá, mas como medida de saúde, a utilização de açúcar refinado não é aconselhável. Melhor opção seria o uso do mel ou do agave.
“Chá é planta e não faz mal”
Mito: Toda planta possui seu composto ativo. Alguns chás possuem propriedades farmacológicas, agindo como medicamentos ou podem atrapalhar a absorção de nutrientes. A dose também influenciará, podendo até se tornar nocivo ou perigoso ao organismo.
“Chá ajuda a hidratar o corpo”
Verdade: Como é uma bebida com muita água, auxilia na hidratação. Só fique atento para o tipo de chá, pois alguns são diuréticos e aí o líquido ingerido poderá ser perdido rapidamente.
“Todo chá emagrece”
Mito: Se estiver sem açúcar, ajudará a emagrecer por ser uma bebida sem calorias. Alguns podem ser um auxílio para acelerar um pouco o metabolismo, mas o que fará um emagrecimento efetivo são as mudanças de hábitos.
“Chás curam gripe”
Mito: Doenças virais não são curadas com chás. Alguns chás são eficazes no alívio dos sintomas.
“Grávidas não devem tomar chá”
Verdade: Muitos chás são considerados abortivos, porque possuem propriedades de aumentar as contrações do sistema digestório e isso pode ocasionar a expulsão do feto no início da gestação.
“É melhor trocar café por chá”
Mito: O café em excesso poderá levar a crises de ansiedade, insônia e palpitações pela presença da cafeína, mas alguns chás como o chá-verde possuem substâncias semelhantes, que estimulam como o café.
“Chás ajudam a dormir”
Verdade: Alguns chás como a camomila, melissa, capim-limão, flor de laranjeira e maracujá auxiliam na diminuição do stress, diminuindo a ansiedade, e com isso aumentando a sensação de relaxamento, o que contribuirá para uma noite de sono mais tranquila.
“Chá é digestivo”
Mito: Depende do chá. Chá de hortelã pode auxiliar a digestão quando tomado após a refeição. Já o chá preto ou mate, quando tomado junto com as refeições atrapalham a absorção do ferro dos alimentos.
Consuma essa iguaria de maneira consciente e desfrute dos benefícios dos chás para a saúde!
Giorgia Rech
Nutricionista
Pós Graduanda em Nutrição Clínica
Formada em Nutrição Esportiva
Instagram: @nutrigiorgiarech