You are currently viewing Conciliando doces na alimentação

Conciliando doces na alimentação

Muitas pessoas acabam exagerando na quantidade de doces que consomem por não saber administrar essa vontade e ela se tornar um hábito. A nutricionista Laiz Lauda – pós graduada em Nutrição Clínica Funcional, Fitoterapia Funcional, Nutrição Ortomolecular e Saúde Quântica – nos permitirá entender, pelo texto de hoje, os mecanismos do nosso corpo que podem nos auxiliar a criar hábitos mais saudáveis, alimentos para matar a tão comum vontade de doce e, ainda, receitinhas deliciosas para manter o equilíbrio!

 


Diminuir a ingestão de doces não é tarefa fácil, ainda mais quando estamos acostumados a comer o doce em certos momentos do dia, por exemplo: depois do almoço comemos um chocolatinho com café, depois d jantar sentamos no sofá e comemos uma guloseima… já virou hábito, faz parte da rotina.

Mudar habito não é fácil, requer força de vontade e jogo de cintura, pois, muitas vezes, esse habito é realizado com outras pessoas. Buscar a ajuda de quem te acompanha é importante, pedir compreensão, e porque não, companhia para melhorar essa rotina, trocar por uma atividade mais funcional. Se realiza-a sozinha, o que vale e consciência e atitude diante do seu objetivo x sua vontade.

Lembre-se sempre que o nosso corpo se renova por inteiro a cada 4-5 anos. Nossas papilas gustativas se renovam diariamente e temos uma boca inteiramente nova a cada 7 dias… portanto, você tem uma nova oportunidade de educar essa nova celular ao novo sabor, ao novo habito.

Pois bem.. pode acontecer de você estar conseguindo segurar, porém você esta com muita vontade e quer consumir um doce, tem como fazê-lo de forma mais saudável?

Primeiro, tome um belo copo de água! Muitas vezes confundimos vontade de comer com sede!

Tem como comer algo saudável sim, porem é importante ter em mente qual a causa que não está te deixando conseguir NÃO comer o doce hoje…

Talvez esteja um pouco mais estressado, ansioso, ou mais triste ou em TPM… nesse momento é legal saber que quando isso acontece temos uma baixa de serotonina no nosso sistema, e isso pode melhorar aumentando a ingestão de alimentos que tenham triptofano, um aminoácido, que é precursor da serotonina, ou seja, ele é matéria-prima para formação desta substância que nos dá prazer, bem-estar, baixa de ansiedade. Temos como boas fontes de triptofano a semente de girassol, a aveia, o abacate, o cacau, a banana, cerejas, chá verde e chá preto (não usar a noite por causa da cafeína- pode atrapalhar o sono).

As vezes pode não ser por falta de serotonina, você simplesmente quer comer um doce e quer uma opção para ir mudando esse habito de forma lenta, e ir diminuindo aos poucos. Que opções são mais saudáveis?

Evitar os doces industrializados é o primeiro passo. Não queremos colocar toxinas de conservantes, emulsificante, corantes, adoçantes…. para intoxicar o nosso corpo, já que vamos comer doce, que seja de forma que nosso corpo entenda esse alimento como nutriente.

Procure alimentos doces mais naturais como frutas ou frutas secas.

Conheça receitas  rápidas e fáceis para tirar a vontade de doce, aqui estão algumas e você encontra muitas outras na parte de receitas do site. Não esqueça de comer devagar, sentindo muito o sabor para que nosso cerebelo registre a ingestão do doce, muitas vezes comemos tão rápido que o ato nem é registrado e o corpo pede mais, podendo ser o gatilho para uma compulsão alimentar.

 


⇒ Musse de abacate com cacau:

1/4 de abacate

1/2 banana amassada

2 col de sobremesa de aveia

1 col chá de cacau

se achar necessario 1 col de cha de mel ou de açúcar de côco.

Amassar e misturar tudo.

 

⇒ Mingau de aveia

4 col de sopa cheias de aveia em flocos

150ml de leite vegetal (castanhas, aveia, coco.. o que preferir)

3 col chá de açúcar de côco

2 col sobremesa de côco ralado

canela em pó

levar todos os ingredientes ao fogo até a aveia cozinha e o mingau engrossar. Se achar que esta muito seco, adicionar mais agua ou leite a preparação.

 

⇒ Abacaxi com raspas de limão (sim, simples assim… experimente! parece uma sobremesa superelaborada pelo sabor que fica!)

 

⇒ 20g de chocolate 60-70% cacau

 

⇒ Bananas passas, damascos secos, figos turcos… 4 unidades (no total!) matam a vontade de doce!

 

Observe-se muito! Veja quando sente a vontade do doce, entenda o porquê dela e “não tampe o sol com a peneira”: resolva suas angustias, frustrações e ansiedades… sua cintura, seus níveis de glicose e seu corpo todo não precisam pagar pelas situações emocionais que você não esta sabendo resolver! pense nisso!

 


Deixe uma resposta