You are currently viewing Documentário ” Os rótulos estão gritando a mensagem errada”

Documentário ” Os rótulos estão gritando a mensagem errada”

O que você sabe sobre o que come? Será que o rótulo dos alimentos realmente passa a mensagem certa do conteúdo dentro da embalagem? Essa semana trazemos o documentário “Os rótulos estão gritando a mensagem errada”, produzido pela jornalista e fundadora da página Do Campo à Mesa, Francine Lima.

A recente consulta pública aberta pela ANVISA reuniu informações para tomada de decisão regulatória das atuais resoluções, a fim de prever alteração nos rótulos dos alimentos. Acrescentando símbolos e trazendo informações complementares, a medida tem por objetivo reduzir a dificuldade de compreensão da composição nutricional que eventualmente levem o consumidor a erro quanto a qualidade do produto.

Apesar da presença da informação nutricional nos rótulos dos alimentos possibilitar melhor soberania alimentar, também traz um problema: Dificuldade de interpretação. A maioria das pessoas não consegue identificar quais informações do rótulo são verdadeiras e ficam confusas quanto a qualidade do alimento. Muitos alimentos também são expostos como “do bem” mas escondem aditivos maléficos a saúde e são causas, em parte, de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Dessa forma, a alteração na rotulagem dará ao consumidor uma maior autonomia e poder na escolha dos alimentos. Isso porque a informação será apresentada de maneira mais clara, e indicará os altos teores de determinados substâncias nos alimentos.

Essa mudança nos rótulos nutricionais também é tema principal do documentário “Os rótulos estão gritando a mensagem errada”, uma produção da jornalista Francine Lima, fundadora da página  Do Campo à Mesa, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), na luta pelo saber sobre os alimentos que consumimos e a importância da nova rotulagem nutricional.

Confira abaixo o documentário: