Você sabe quais as diferenças entre os alimentos congelados e os supergelados? Quer saber quais as vantagens em congelar os alimentos? Então preste atenção que a seguir iremos responder todas essas perguntas.
Congelados são produtos alimentícios resultantes do processo de congelamento lento, em que a passagem pela faixa de cristalização ocorre vagarosamente. A temperatura alcança até 18º C, e o congelamento total ocorre em períodos de 12 a 48 horas. Formam-se, então, cristais de gelo de grande tamanho e em menor número, alterando assim a estrutura molecular do alimento. Este processo é o que ocorre em congelador doméstico ou freezer, cuja temperatura oscila entre -12ºC a -18ºC.
Supergelados são alimentos que passam por um processo de congelamento rápido, em que os cristais formados são pequeníssimos e numerosos, não afetando sua estrutura. Esse método favorece o processo de descongelamento, pois os alimentos não perdem o suco, os nutrientes e sabores. A supergelação, então, é um processo ultra-rápido resultado da aplicação da temperatura de impacto entre -30ºC a -50ºC, durante trinta minutos.
Após supergelado, o alimento deve ser mantido em temperatura de -18ºC (freezer doméstico).
Vantagens do congelamento
→Concerta as características organolépticas e nutritivas dos alimentos;
→dificulta ações desfavoráveis de microorganismos e enzimas;
→assegura qualidade dos alimentos consumidos no dia a dia;
→proporciona maior disponibilidade das reservas de alimentos da época;
→conforto e praticidade;
→economia de tempo e dinheiro.
Referência:
Livro:”Qualidade em alimentação: técnicas para congelamento”.