Muitas pessoas já tentaram ou ouviram falar sobre várias dietas diferentes, mas que nenhuma delas deram os resultados esperados. Por que isso acontece? Porque as dietas não funcionam? A resposta está no texto elaborado pela atual presidente da Nutri Jr. , Ana Paula Machado, e pela atual vice presidente, Laura Volpato.
Dietas: porque elas não funcionam?
Você já ouviu falar que as dietas não funcionam, certo? Mas sabia que 95% das pessoas que emagrecem com dietas restritivas (aquelas que diminuem as calorias e as quantidades do cardápio diário) acabam ganhando peso novamente? Então, se 95% das dietas falham, o problema deve estar nas dietas, e não nas pessoas.
A nutricionista Sophie Deram, doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e autora do best-seller O Peso das Dietas, é uma das profissionais mais críticas com dietas. Para ela, o regime não faz o paciente perder peso, mas o torna obcecado por comida enquanto o corpo faz de tudo para não perder suas reservas.
Quando se faz dieta e emagrece, o cérebro não percebe a perda de peso como uma vitória, mas como um perigo à saúde. Ele desenvolve mecanismos para protegê-lo da perda de gordura, aumentando o apetite e a obsessão por alimentos, para não correr mais risco de perder gordura. Deram explica, em entrevista ao Huffpost Brasil, que no momento de restrição alimentar acontecem duas mudanças no cérebro: o apetite aumenta e o metabolismo diminui. “Seu cérebro faz você comer mais e gastar menos. É o sistema de sobrevivência do corpo, e às vezes, ele faz armazenar ainda mais”.
A autora do livro traz, diversas vezes, a importância de fazer as pazes com a comida e ter novamente prazer em comer, com respeito aos mecanismos do organismo. A ideia não é comer tudo, mas saber saborear e aproveitar os momentos de alimentação. “Provavelmente, o bolo comido com culpa vai ser engolido e deixar uma sensação de estresse, enquanto o bolo comido com prazer vai trazer satisfação e bem estar, sem que se precise comer muito”, escreve Deram.
Com isso, propõe-se que se você está prestes a começar uma dieta restritiva apenas para fins estéticos, reflita se isso não comprometerá sua saúde mental, metabolismo e respeito com seu próprio corpo.
Para mais informações, acesse o site oficial da escritora: https://www.sophiederam.com/br/livro/
REFERÊNCIAS
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Commitee On Nutrition And Commitee On Adolescence. American Academy Of Pediatrics: Dedicated to the health of all children, Itasca, v. 138, n. 03, p.01-12, ago. 2016. Disponível em: <http://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2016/08/18/peds.2016-1649.full.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.
DERAM, Sophie. O Peso das Dietas: Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas. 2. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. 255 p.
FRITSCH, Jane. 95% Regain Lost Weight. Or Do They? 1999. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1999/05/25/health/95-regain-lost-weight-or-do-they.html>. Acesso em: 16 set. 2018.
LUIZA BELLONI. Huffpost Brasil. Dieta restritiva não funciona e pode facilitar ganho de peso, alerta nutricionista: Sophie Deram, autora de ‘O Peso das Dietas’, explica por que você nunca deveria restringir o que come se seu plano é emagrecer.. 2018. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2018/02/18/dieta-restritiva-nao-funciona-e-pode-facilitar-ganho-de-peso-alerta-nutricionista_a_23363655/>. Acesso em: 16 set. 2018.
Ana Paula Machado Couto
Graduanda do curso de Nutrição da UFSC
Presidente da Nutri Jr.
Laura Volpato
Graduanda do curso de Nutrição da UFSC
Vice presidente da Nutri Jr.