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Como adoçar uma preparação sem usar açúcar?

O açúcar é um alimento cada vez mais consumido no Brasil, e sabe-se que seu uso em excesso favorece o surgimento de doenças como a diabetes, colesterol alto e a obesidade. Esta semana, a nutricionista Isadora Canabarro traz formas alternativas de substituição do açúcar, de uma maneira saudável e deliciosa.


De todas as restrições alimentares mais comuns (glúten, leite, soja), para mim a mais difícil de deixar algo gostoso é sem açúcar.
Observação: quando falo sem açúcar, isso significa: sem maltodextrina (alimentos “diet”), açúcar demerara, mascavo, de coco, mel, melado, etc.
Então, COMO ADOÇAR SEM AÇÚCAR? E claro, sem adoçantes artificiais!

BAUNILHA: extrato ou fava, NUNCA a essência. O extrato de baunilha ele é naturalmente bem doce. Eu coloco em quase tudo!

PURÊ DE MAÇÃ: pode utilizar em bolos e panquecas. Dá um toque especial mais docinho sem alterar o sabor. Como é úmida, se for bolo deve ficar um pouco mais no forno. Utilizar 1 colher do purê ou até mesmo do suco para substituir 1 colher de açúcar. Se combinar com baunilha e canela, super dá conta!

MANTEIGA DE COCO: Ela é tão doce que dá pra comer de colher. É uma gordura boa e contribui para diminuir o índice glicêmico da receita. O óleo de coco também é docinho.

CANELA: Não é à toa que ela está presente em várias preparações doces. USE! O ácido cinâmico tem mostrado melhor tolerância à glicose.

FRUTAS SECAS:  Pode-se liquidificar tâmaras ou uvas passas com água e fazer um purê (tipo o de maçã) e usar em bolos. Se liquidificar tâmaras com algum leite, pode adoçar o café.

AMENDOIM : Também da para comer de colher e combinar com canela, baunilha e adoça muito bem. Pasta de amêndoas e nozes de maneira geral são mais doces.

NOZ PECAN: Essa é a noz mais gostosa que existe. E ela é bem adocicada!

BANANA  CATURRA: Bem madura também adoça super bem bolos e panquecas. Combina com a canela e a baunilha.  Depois dessas opções temos os adoçantes naturais, como o xilitol e a stevia.

Para saber mais sobre o uso da stevia e algumas preparações envolvendo essas alternativas ao açúcar, acesse a página de Instagram da autora! @isacanabarro


Isadora Silva Canabarro

Nutricionista

Instagram: @isacanabarro

Link de acesso ao Whatsapp: linktr.ee/isacanabarro

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