You are currently viewing Como evitar desperdícios utilizando cascas e talos

Como evitar desperdícios utilizando cascas e talos

O Brasil possui o título de “país do desperdício”. Isso se dá porque, todos os dias, toneladas de alimentos que poderiam ser consumidos e aproveitados são jogadas fora. Um dos fatores que leva ao desperdício é a falta de conhecimento da população sobre os alimentos, tanto na parte de entender as propriedades nutricionais dos alimentos, conhecendo aqueles que farão bem ou mal para a saúde, quanto de ter conhecimento de como o alimento pode ser aproveitado como um todo.

Aprender a usar determinado ingrediente na sua totalidade contribui para um estilo de vida mais sustentável e uma alimentação mais nutritiva. Dessa forma, vamos entender como aproveitar cascas e talos de frutas, legumes e verduras?

As cascas de frutas (como a banana) geralmente são descartadas após o descasque. No entanto, são muito benéficas para a saúde e podem ser utilizadas de diferentes formas, como em doces e até farinhas caseiras.

As cascas de banana podem ser levadas ao forno por alguns minutos e, depois, batidas no liquidificador. Com isso temos uma farinha bastante nutritiva, que pode ser usada de diversas formas, até mesmo para fazer pães e bolos.

As cascas de maracujá, abacaxi, melancia, laranja e pêssego, por exemplo, podem ser utilizadas da mesma forma, ou pode-se fazer geleias, a partir da polpa, açúcar, água e um pouco de casca das frutas.

No caso de legumes como cenoura, batata e abobrinha, muitas vezes é feita a retirada da casca dos alimentos. Acontece que as cascas são muito nutritivas e podem ser mantidas com casca na maioria das preparações, dando um diferencial para o prato.

Os talos também são partes dos ingredientes que são comumente descartados. Os talos de agrião, rúcula, brócolis, couve-flor, espinafre, salsinha, cebolinha e outros folhosos podem ser utilizados para preparar caldos, molhos e serem incorporados em diversas outras receitas, como na massa de panqueca, bolinho frito, arroz, suflês de legumes, suco verde,omeletes e refogados. Basta cortar os talos em pedaços bem pequenos e adicionar na receita. 

Os talos de brócolis também são nutritivos e fáceis de incorporar às receitas. Fontes de vitaminas A, C e B9, eles podem ser usados no preparo de sopas, farinhas, arroz, omeletes e panquecas. Já os talos de espinafre são ricos em substâncias fundamentais, como vitamina A, ferro, magnésio e potássio. Por isso, uma boa dica é usar os talos para preparar omeletes (junto com ingredientes como tomate e pimenta), risotos diferenciados, panquecas e até mesmo bolinhos de arroz.

Seguem algumas receitas onde podem ser utilizados talos e cascas:

Bolo de casca de frutas

Ingredientes: 2 copos de cascas de frutas lavadas (manga, goiaba, banana, pêra); 1 ½ colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 ovos; 2 ½ copos de farinha de trigo; 1 copo de leite; 1 copo de açúcar; 1 pitada de sal.

Modo de preparo: Bata as cascas com o leite em um liquidificador. Depois coe o líquido e reserve. Bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Acrescente as cascas batidas, a farinha, o fermento e misture bem. Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

Doce de casca de banana

Ingredientes: 3 copos de casca de banana lavada; 2 copos de açúcar.

Modo de preparo: bata as cascas de banana no liquidificador. Coloque em uma panela junto com o açúcar, leve ao fogo brando e mexa sempre. Retire do fogo quando estiver soltando da panela. Despeje em um tabuleiro untado para esfriar. Depois enrole e passe no açúcar.

 Arroz com talo de couve 

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; sal a gosto; 1 cebola picada; 1 talo de couve picadinho; 1/2 xícara (chá) de arroz; 2 xícaras (chá) de caldo de legumes; 1/2 xícara (chá) de leite de coco; 1 colher (chá) de molho de pimenta.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o talo de couve em uma panela com azeite, adicione o arroz, o caldo de legumes, leite de coco, o molho de pimenta e sal a gosto. Misture tudo, tampe a panela e deixe cozinhar até começar a secar a água. Retire a tampe e deixe secar toda água.

Farofa de talos

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de óleo; 1 cebola pequena picada; 2 dentes de alho picado; 1 pires de talos de espinafre picados; 1 pires de talos de agrião picados; 1 pires de talos de salsinha e cebolinha picados; 1 pires de talos de mostarda picados; 1 colher (sobremesa) de margarina; 2 xícaras de farinha de mandioca.

Modo de preparo: Numa panela, coloque o óleo, a cebola, o alho e deixe refogar até ficarem transparentes. Adicione os talos e a margarina e deixe refogando por 5 minutos, aproximadamente. Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.

Suco verde

Ingredientes: 2 xícaras de melão em cubos; 1 e 1/2 xícara de abacaxi em cubos; 1 maçã verde em cubos sem sementes; suco de 1/2 limão; 1 colher sopa gengibre ralado; 6 folhas de couve com o talo; 1 xícara água de coco ou água filtrada; pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e tome sem coar.

Deixe um comentário