You are currently viewing Alimentos Sazonais e porque consumi-los

Alimentos Sazonais e porque consumi-los

          É comum encontrarmos uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças nos supermercados. Porém, muitos desses alimentos são colhidos fora de época e passam por diversas intervenções. Os fertilizantes químicos, por exemplo, aumentam o teor de água dos produtos, reduzindo seu valor nutritivo e seu sabor, além de empobrecer o solo em longo prazo. “A utilização de adubos químicos e das sementes modificadas formam um círculo vicioso, porque essas plantações necessitam cada vez mais de adubação e proteção de químicos para se desenvolver”, explica o pesquisador da Embrapa, Domingo Haroldo Reinhardt.

          Os alimentos sazonais, são colhidos de acordo com sua época de safra natural, em que a natureza produz a fruta sem necessidade de intervenção tecnológica, assegurando a qualidade nutricional do alimento, grande concentração de nutrientes e uso reduzido de agrotóxicos, como pesticidas e conservantes. 

          Nosso corpo possui necessidades diferentes ao longo do ano, portanto, em cada estação são produzidos alimentos que supram essa necessidade. Por exemplo, no verão os alimentos possuem maior teor de água justamente para nos manter hidratados. No inverno, os alimentos da época são ricos em vitamina C, que auxilia a manter uma boa imunidade no momento em que estamos mais suscetíveis a contrair resfriados. 

Benefícios dos alimentos sazonais:

  • Preços mais baixos: A produção de frutas e legumes correspondentes à estação tendem a ter custos reduzidos, aumentando a disponibilidade nas feiras e supermercados, e reduzindo seu preço. 
  • Mais fresco e melhor sabor: Quando o alimento é colhido no momento certo, já atingiu seu ponto máximo de maturação, garantindo frescor e intensificação do sabor e aroma. 
  • Valor nutricional superior: Na época correta, é mais provável que o alimento esteja com os nutrientes preservados, já que alguns antioxidantes, como vitamina C e carotenos, diminuem quando estocados por muito tempo.
  • Criatividade e Variedade: Os alimentos sazonais nos permitem consumir produtos diferentes ao longo do ano, abastecendo nosso corpo com os mais diversos nutrientes e benefícios. Além disso, podemos criar receitas e cardápios de acordo com a sazonalidade dos alimentos, garantindo os nutrientes necessários para cada estação e tornando os pratos muito mais saudáveis.

Vantagens de um cardápio sazonal: 

  • Diferenciação em relação a concorrência
  • Oferta diferenciada de cardápios
  • Facilidade de produtos com menor preço: com cardápios sazonais não há dificuldade de buscar sempre os mesmos ingredientes o ano todo para mantê-lo em estoque e entregar ao cliente o prometido. Além disso, ao buscar por produtos sazonais, tais produtos passam a existir em grande quantidade e, consequentemente, com um preço mais atrativo.
  • Possibilidade de trabalhar com produtores locais: além de valorizar o trabalho dos seu5s fornecedores, você ainda cria um diferencial, mostrando que se preocupa com a comunidade e qualidade do que serve, principalmente se os alimentos forem orgânicos.

Alguns alimentos sazonais de junho:

  • Frutas: abacate fortuna/quintal, atemoia, carambola, cupuaçu, kiwi nacional, laranja baia, mangostão, mexerica, pêra estrangeira, quincam, tangerina poncam e uva estrangeira.
  • Legumes: abóbora japonesa, abóbora paulista abóbora seca, abobrinha brasileira, batata doce amarela, batata doce rosada, cará, ervilha torta, gengibre, inhame, mandioca e mandioquinha.
  • Verduras: agrião, espinafre, louro, milho verde, rabanete e salsa.
  • Diversos: amendoim com casca, amendoim sem casca, canjica, cebola estrangeira, milho pipoca estrangeira e pinhão.
  • Pescado: anchovas, camarão cativeiro, camarão sete barbas, lambari, mandi, meca, mexilhão, savelha, sororoca e tainha.

Que tal começar um cardápio sazonal agora mesmo? A Nutri Jr pode te auxiliar na elaboração de cardápio e em muitos outros serviços!

 

REFERÊNCIAS

Conheça as frutas de cada estação. Disponível em: https://www.akatu.org.br/noticia/Conheca-as-frutas-de-cada-estacao/. Acesso em: 12 jun 2020.

6 Great Benefits of Eating What’s in Season. Disponível em: https://www.rebootwithjoe.com/benefits-of-eating-seasonally/#:~:text=Here%20are%20the%20many%20benefits%20to%20eating%20seasonally!&text=In%2Dseason%20produce%20is%20fresher,much%20more%20flavor%20and%20nutrition. Acesso em: 12 jun 2020.

Sazonalidade. Disponível em: http://www.fsp.usp.br/sustentarea/2019/04/25/sazonalidade/. Acesso em: 12 jun 2020.

Sazonalidade dos alimentos: por que isso é importante?. Disponível em: https://smartliv.com.br/sazonalidade-alimentos-importancia/#:~:text=A%20sazonalidade%20dos%20alimentos%20significa,dinheiro%20com%20a%20recompensa%20sazonal.. Acesso em: 12 jun 2020.

3 vantagens do cardápio sazonal e dicas de como trabalhá-lo. Disponível em: https://www.i9menu.com.br/3-vantagens-do-cardapio-sazonal-e-dicas-de-como-trabalha-lo/. Acesso em: 12 jun 2020.

Frutas e Legumes em junho. Disponível em: https://www.intermarchealmada.pt/pages/junho-frutas-e-legumes. Acesso em: 12 jun 2020.

Deixe um comentário