You are currently viewing Embalagens

Embalagens

Você sabe como os alimentos devem ser embalados de tal forma que sejam melhor aproveitados? Se liga que o quarto capítulo da série sobre técnicas de congelamento está recheado de dicas!


Os alimentos devem ser embalados protegidos do contato com o ar frio e seco do freezer, pois o oxigênio os prejudica. A embalagem ideal evita a passagem de aroma, é resistente à gordura, é aderente ao alimento antes do congelamento e solta-se com facilidade do produto congelado.

Os procedimentos para a retirada do ar consistem em usar a bomba de extração do ar ou um canudo plástico, colocado bem ajustado a partir do orifício formado na própria embalagem. Em caso de potes com tampas plásticas, preenchê-los com o maior conteúdo alimentício possível e, então, pressionar a tampa até a exclusão total do ar.
Para alimentos sólidos, recomenda-se o uso de:

Sacos de polietileno incolor (atóxicos): novos ou isentos de resíduos. Após a colocação dos alimentos, o ar é retirado com o auxílio de um canudo ou mini-bomba especial, fechando-se a abertura com um arame plastificado;
→ Folhas de alumínio: duplas e bem pressionadas com a face mais brilhante em contato com o alimento, sendo considerado produto de boa resistência para embalar.
→ Recipientes plásticos com tampas: fechados com fita crepe, caso não proporcionem vedação hermética. Se o alimento não chegar ao nível da tampa, introduz-se folha de alumínio, papel-manteiga ou plástico no espaço vazio para evitar a formação de cristais de gelo;
→ Bandejas e pratos aluminizados: com tampa, seguir as orientações anteriores. Em não havendo tampa, envolver a bandeja ou prato contendo o alimento com um saco plástico, extraindo o ar e fechando-o com arame plastificado;
→ Plásticos aderentes: (filme de polietileno) colocados bem pressionados sobre os alimentos, para evitar bolhas de ar, e vedando-os com fita crepe;
→ Potes e travessas refratárias: também são muito práticos para congelamento. Podem ser levados ao forno para descongelamento quando estiverem frios, caso contrário ocorrerá choque térmico no recipiente. Caso deseje liberar os recipientes de vidro no congelamento, basta revesti-los previamente com plástico e desenformar os alimentos depois de congelados. Estes serão levados novamente ao freezer devidamente acondicionados e identificados.
Para congelar alimentos líquidos, podem ser usadas as seguintes embalagens:
→ Potes de vidro;
→ Recipientes plásticos;
→ Formas de gelo;
→ Copos descartáveis;

Devido à expansão dos líquidos no processo de congelamento, é necessário deixa uma margem de 2 cm entre a borda dos potes e recipientes, para melhor resultado.

Os produtos líquidos poderão ser removidos das embalagens, tão logo sejam congelados e armazenados em recipientes próprios para alimentos sólidos, observando-se os mesmos cuidados de vedação e identificação.
Caso os líquidos congelados permaneçam nos recipientes originais de congelamento, os mesmos deverão ser envolvidos com plástico ou alumínio, bem fechados, restringindo o contato com o ar e o ambiente do próprio freezer.

Deixe um comentário