You are currently viewing Dietas: Por que elas não funcionam?

Dietas: Por que elas não funcionam?

Muitas pessoas já tentaram ou ouviram falar sobre várias dietas diferentes, mas que nenhuma delas deram os resultados esperados. Por que isso acontece? Porque as dietas não funcionam? A resposta está no texto elaborado pela  atual presidente da Nutri Jr. , Ana Paula Machado, e pela atual vice presidente, Laura Volpato.


Dietas: porque elas não funcionam?

Você já ouviu falar que as dietas não funcionam, certo? Mas sabia que 95% das pessoas que emagrecem com dietas restritivas (aquelas que diminuem as calorias e as quantidades do cardápio diário) acabam ganhando peso novamente? Então, se 95% das dietas falham, o problema deve estar nas dietas, e não nas pessoas.

A nutricionista Sophie Deram, doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e autora do best-seller O Peso das Dietas, é uma das profissionais mais críticas com dietas. Para ela, o regime não faz o paciente perder peso, mas o torna obcecado por comida enquanto o corpo faz de tudo para não perder suas reservas.

Quando se faz dieta e emagrece, o cérebro não percebe a perda de peso como uma vitória, mas como um perigo à saúde. Ele desenvolve mecanismos para protegê-lo da perda de gordura, aumentando o apetite e a obsessão por alimentos, para não correr mais risco de perder gordura. Deram explica, em entrevista ao Huffpost Brasil, que no momento de restrição alimentar acontecem duas mudanças no cérebro: o apetite aumenta e o metabolismo diminui. “Seu cérebro faz você comer mais e gastar menos. É o sistema de sobrevivência do corpo, e às vezes, ele faz armazenar ainda mais”.

A autora do livro traz, diversas vezes, a importância de fazer as pazes com a comida e ter novamente prazer em comer, com respeito aos mecanismos do organismo. A ideia não é comer tudo, mas saber saborear e aproveitar os momentos de alimentação. “Provavelmente, o bolo comido com culpa vai ser engolido e deixar uma sensação de estresse, enquanto o bolo comido com prazer vai trazer satisfação e bem estar, sem que se precise comer muito”, escreve Deram.

Com isso, propõe-se que se você está prestes a começar uma dieta restritiva apenas para fins estéticos, reflita se isso não comprometerá sua saúde mental, metabolismo e respeito com seu próprio corpo.

 

Para mais informações, acesse o site oficial da escritora: https://www.sophiederam.com/br/livro/


REFERÊNCIAS

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Commitee On Nutrition And Commitee On Adolescence. American Academy Of Pediatrics: Dedicated to the health of all children, Itasca, v. 138, n. 03, p.01-12, ago. 2016. Disponível em: <http://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2016/08/18/peds.2016-1649.full.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

DERAM, Sophie. O Peso das Dietas: Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas. 2. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. 255 p.

FRITSCH, Jane. 95% Regain Lost Weight. Or Do They? 1999. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1999/05/25/health/95-regain-lost-weight-or-do-they.html>. Acesso em: 16 set. 2018.

LUIZA BELLONI. Huffpost Brasil. Dieta restritiva não funciona e pode facilitar ganho de peso, alerta nutricionista: Sophie Deram, autora de ‘O Peso das Dietas’, explica por que você nunca deveria restringir o que come se seu plano é emagrecer.. 2018. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2018/02/18/dieta-restritiva-nao-funciona-e-pode-facilitar-ganho-de-peso-alerta-nutricionista_a_23363655/>. Acesso em: 16 set. 2018.


Ana Paula Machado Couto

Graduanda do curso de Nutrição da UFSC

Presidente da Nutri Jr.

 

Laura Volpato

Graduanda do curso de Nutrição da UFSC

Vice presidente da Nutri Jr.

 

Deixe um comentário