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10 dicas de saúde para o verão

Que tal umas dicas de como aproveitar o final desse verão? A nutricionista Vanessa Lodi enumerou 10 dicas pra gente aproveitar e se manter saudável!


10 dicas de saúde para o verão

O verão é uma estação do ano que trás uma sensação térmica ainda mais elevada, e a necessidade por hidratação e cuidado com o corpo se tornam essenciais para quem quer se manter bem nesta época do ano. Além do
desgaste físico, a desidratação e o cansaço que se fazem ainda mais presentes. Para evitar estes desconfortos não existe nenhuma mágica e sim hábitos saudáveis que devem ser utilizados e inseridos diariamente. Para lhe auxiliar
nesse quesito, preparei para você algumas dicas simples, mas que muitas vezes passam em branco de tão óbvias, quer ver?

1. Alimentação baseada em apenas um tipo de alimento ou nutriente? Não! Varie o consumo de frutas, verduras e legumes, deixe o seu prato mais colorido possível, isso lhe ofertará uma quantidade diversificada de nutrientes, que são essenciais e benéficos para sua saúde.

2. Para temperar as saladas de um modo mais saudável, use vinagre ou suco de limão.

3. Ainda lembra de todas as refeições que você deve fazer ao dia? Distribuindo os nutrientes entre elas, você deve se alimentar ao menos 5 vezes ao dia.

4. Complementando o item acima, pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de ‘devorar’ o primeiro prato que encontrar pela frente.

5. Lanchinhos entre as refeições? Frutas e iogurtes light são uma excelente escolha.

6. Substitua arroz, pães, massas e bolachas de farinha branca pela versão integral, pois além de ricas em vitaminas e minerais, estas contem maior teor de fibras e auxiliam no controle da pressão arterial.

7. Adicione diariamente 1 colher de sopa rasa de farinha de linhaça marrom ou dourada ou farelo de aveia misturadas suas refeições como almoço e jantar, e nos seus lanches com as frutas e iogurtes, pois são grãos que contem fibras importantes que facilitam o funcionamento do intestino.

8. Não basta comer fibras, você deve ingerir bastante água durante o dia, pelo menos 2 litros por dia! Além de hidratar o corpo, auxilia no emagrecimento, eliminação de toxinas e estimula o peristaltismo do intestino, fazendo com que ele funcione melhor.

9. Prefira SEMPRE sucos naturais, e consuma as frutas com a casca, pois é nela que está à maior concentração de fibras como: maçã, pêra, caqui e frutas com o bagaço como: laranja, uva, mamão.

10. Café? Pode, mas evite o excesso, o recomendado é em torno de 4 xícaras pequenas ao dia.

O verão é época de cuidado redobrado com o nosso corpo, por dentro e por fora, hábitos saudáveis só tendem a ser benéficos para o seu organismo. Com uma vida mais saudável e a mescla de atividades físicas, você se sentirá mais disposto todos os dias!


VANESSA MARA LODI

CRN 10-2310

Especialista em Nutrição Esportiva, Suplementação, Estética e  Reeducação Alimentar.

Pós Graduada em Nutrição Esportiva e Suplementação (UGF)
Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional (UCS)
Pós graduanda em Fitoterapia Integrativa (IUCAP)
Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição FuncionalPalestrante Na área da Nutrição Esportiva e estética e suplementação em todo
Palestrante Na área da Nutrição Esportiva e estética e suplementação em todo
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