You are currently viewing Pão Integral

Pão Integral

Essa semana vamos falar de pão, o pão integral que compramos no mercado. É “integral” então é saudável. Será? A nutricionista Camila Brito vem nos esclarecer como escolher o melhor produto e, ainda melhor, como fazer um pãozinho caseiro integral!


Como escolher seu pão integral?

Você já deu uma olhada com cuidado nos ingredientes de um pão integral? Posso apostar com você que mais de 80% tem como primeiro ou segundo ingredientes farinha de trigo fortificada com ferro e acido fólico, ou seja, farinha branca. Além disso, a grande maioria usa de uma série de conservadores para manter o pão “fresquinho” por tantos dias na prateleira.

Então, aquele alimento que você compra achando que é super saudável, pode estar simplesmente disfarçado de saudável? Infelizmente, sim.

Primeira dica é observar se na frente da embalagem está escrito “100% integral” e no verso da embalagem ler muito bem os ingredientes, escolha sempre o pão que contenha apenas farinha de trigo integral na composição.

Mas, na verdade , quanto mais caseiro o pão, melhor. Se tem alguma loja de produtos naturais ou mercado que venda pães 100% integrais, vale mais a pena comprar deles, pois a quantidade de conservantes vai ser muito menor ou não vai ter.

E, claro, nada como fazer um pão que você sabe exatamente o que vai  nos ingredientes e usando cereal 100% integral, se quiserem uma dica, aqui vai uma receita super bacana! Lembrete: Como esse pão não tem conservantes, com certeza vai estragar mais rápido, uma dica é fatiar e congelar para usar ao longo da semana.


Pão integral caseiro

1 xic de farinha de aveia
1 xic de fécula de batata
1 colher de sopa de fermento em pó químico
1 colher de chá de sal
1colher de sopa de açúcar mascavo
1/2 xícara de óleo de coco
1/2 xícara de leite desnatado/ soja/ coco
4 ovos levemente batidos
1/2 xícara de aveia em flocos

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Acrescente os ingredientes molhados e mecha até ficar uma massa homogênea. A massa vai ficar meio mole mesmo, parecendo massa de bolo. Unte a forma, despeje a massa e coloque no forno pré aquecido a 250º por mais ou menos 30 35 minutos.


Camila Brito

Nutricionista CRN10/2980

Coach em Nutrição

Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional

Pós-Graduada em Nutrição Esportiva Funcional
Facebook: Facebook.com/camilabritonutricionista

Instagram: Instagram.com/nutricamilabrito

Site: www.camilabritonutricionista.com.br

Deixe uma resposta