You are currently viewing Doenças auto imune e saúde intestinal

Doenças auto imune e saúde intestinal

Um assunto que muitos escutam é sobre a doença auto imune. Mas você sabe realmente o que é e qual a relação com a nossa saúde intestinal? No texto de hoje a nutricionista Fernanda Scheer responde essas e muitas outras dúvidas!


Doenças auto imune e saúde intestinal

Um dos temas mais estudados em saúde hoje em dia: Doenças auto imunes!

As doenças autoimunes surgem quando o sistema de defesa do organismo perde a capacidade de distinguir agentes agressores, levando à produção de anticorpos que acabam atacando as próprias células, tecidos ou órgãos.

Entre as mais comuns estão psoríase, esclerose múltipla, lúpus, tireoidite de hashimoto, vitiligo e artrite.
E um dos principais motivos para o aumento significativo dos índices dessa doença chama-se aumento da permeabilidade intestinal.

E o que é isso?

Também chamada de “leaky gut syndrome”, o aumento da permeabilidade intestinal é uma condição que deixa a parede mais “porosa”, facilitando a absorção partículas mal digeridas de alimentos e toxinas, que o corpo pode reconhecer como agressor e fazer a reação.

Como prevenir?

Antes de tudo cuidando da alimentação como um todo e da saúde intestinal com uma dieta composta de alimentos naturais e frescos, orgânicos, muitas verduras e legumes;

  • O uso de suplementos como probióticos, prebioticos, colostro, aloe vera e glutamina podem ser úteis. Mas é importante avaliar individualmente;
  • Reduzir o consumo de alimentos que podem ser inflamatórios para algumas pessoas como glúten, leite e para alguns até cereais, ovos, milho, soja, solanáceas (berinjela, pimentão, tomate) e leguminosas (feijões e etc).
  • É fundamental uma avaliação individual;
  • ‍Diminuir os níveis de estresse é também importante, uma vez que afeta diretamente a saúde intestinal;
  • Manter os níveis de vitamina D altos, com exposição saudável ao sol ou suplementos é outra conduta imprescindível em doenças auto imunes;
  • Reduzir os níveis de exposição a toxinas- remédios, agrotóxicos, álcool, cigarro, açúcar, industrializados, metais tóxicos, produtos de limpeza e etc.

    Caso tenha alterações intestinais, não deixe deixe de procurar ajuda. As chances de isso evoluir para uma doença auto imune infelizmente é grande.

    No consultório tenho um protocolo específico para pacientes com alterações intestinais e também com doenças auto imune.


Fernanda Scheer

Nutricionista funcional

Health coach pelo IIN-NY

Instagram: @fernandascheernutri

 

Deixe um comentário